22 de set. de 2011

Igreja No Glauce Burity
Mensagem realizada na terça-feira no Culto de Oração e Ensino
João Pessoa 13 de Setembro de 2011
Rua Maria da penha Faria nº05.

Pastor Rocelio Barros
Texto Bíblico em Números 9.15,23. 
Introdução: As nuvens são um conjunto de partículas de água ou gelo em suspensão na atmosfera terrestre, produzindo chuvas ou mesmo a queda de granizos, geadas. O texto fala de nuvem (não de uma nuvem qualquer). Fala da nuvem sobre o tabernáculo, o lugar santo da Shekinah.Não sabemos como era essa nuvem, sua forma; se grande. Más era uma nuvem especial – abrigava a presença de Deus. Há grandes vantagens em você andar debaixo desta nuvem, estarei falando de três aspectos que esta nuvem nos beneficia quando estamos debaixo dela!

1- AO ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS VOCÊ TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS Veja que diz o v.15: “No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo. Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”. O texto nos diz que esta nuvem cobria (servia de proteção) ao povo. O Salmista no Sl 91.1 diz: "Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”. Salmo (Sl 121) lemos: "O Senhor é quem te guarda (protege); o Senhor é a tua sombra à tua direita”. Quero ler Êx.14.19,20. 2- AO

2-ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS VOCÊ TERÁ A ORIENTAÇÃO DE DEUS No v.17 lemos isto: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que nuvem descia, ali acampavam”. Os filhos de Israel precisavam estar atentos ao mover da nuvem de Deus. Aplicar: Assim como este povo estava com seus olhos fixos na Em Hb. 12.2 – “Olhando firmemente para Jesus, autor e: PRECISAMOS DE ORIENTAÇÃO”! E eis aqui a infalível direção divina – JESUS [diga: “Jesus”]: nós devemos segui-lo. Ele disse em João 8.12 – "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; mas terá a luz da vida". Isto é direção! É a orientação divina. (Sl 32.8,9): A Bíblia fala de Jonas, que não quis seguir a orientação de Deus. Ele achou que a direção era Tarsis

3- E, ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS FARÁ VOCÊ DESCANSAR À SOMBRA DE DEUS Veja esse v.18: “Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a acampados”. Quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra o Senhor velava por eles. Sabe o que diz o Salmo Sl 91.1,4; Fp. 4.6 recomendou: Conclusão Há muitas vantagens em permanecer debaixo da nuvem de Deus: Ali encontramos proteção, encontramos orientação e descanso para Sabendo que esta nuvem não é uma nuvem comum, mas a nuvem da glória de para os que habitam, há um lugar para você e Deus quer lhe dar todas as vantagens: • A PROTEÇÃO DE DEUS,
• ORIENTAÇÃO DE DEUS
• E DESCANSO À SOMBRA DE DEUS


Pastor Rocelio Barros 
TRANSFORMANDO O ALVOROÇO DA FAMÍLIA EM PAZ
Marcos 5.35-43
Introdução
Diga à pessoa ao lado: “Se você está vivendo um alvoroço em casa, Deus vai te surpreender hoje!” Acho que posso resumir todos os conflitos familiares, todos os problemas com filhos, todas as preocupações financeiras, numa palavra que aparece nesse texto: “alvoroço”.

E acredito que em certa medida, cada um de nós, tem experimentado vez e outra,de um alvoroço em sua família. Como aconteceu a Jairo.

Leitura do texto: Marcos 5.21-24; 35-42
Neste texto a palavra “alvoroço” aparece muito forte.

Está no v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço...” (a NTLH diz: “Jesus encontrou ali uma confusão geral”; No v.39 diz: “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço...? (Jesus perguntou: “por que tanta confusão?”.

Quando o problema em casa é complicado, a situação difícil demais, ela gera um alvoroço, uma confusão, uma agitação, e a preocupação toma conta de nossos sentimentos e mente.

Um alvoroço deixa nosso espírito sufocado pela ansiedade.

Num alvoroço há uma grande confusão, todos querem encontrar a solução: o homem e a mulher dão palpite, o cunhado entra com o dele, a sogra também entra no assunto... todos falam e gritam ao mesmo tempo.

Este texto fala de um alvoroço na casa de um homem: Jairo.

Quem era Jairo?
V.22: Um líder da sinagoga judaica (sinagoga era uma espécie de mini-templos que haviam em Jerusalém para leitura da Lei e para oração - em cada sinagoga havia um administrador, um líder, que geralmente era homem religioso e de moral elevada).

Jairo era assim: um líder religioso, que vivia uma vida correta, mas que estava vivendo um problema em casa,
porque no v.38 lemos isto: "Chegando Jesus à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço" – havia uma confusão geral em sua casa.

Então veja: problema não respeita ninguém, entra pela porta de qualquer casa.

Veja Jairo, apesar de sua crença em Deus, de sua posição de destaque como líder religioso, sofria uma crise, uma confusão - na sua casa havia um tremendo alvoroço porque sua filha estava à beira da morte.

...Porém, aquele alvoroço foi transformado em uma paz abundante! Aleluia!!

Irmãos, vamos aprender com Jairo como transformar o ALVOROÇO da nossa casa em Paz também.
Algumas providências devem ser tomadas, e as providências são as seguintes:

Primeiro: para transformar o alvoroço da sua casa em paz:
1- COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO, v.22
Naquele momento difícil, Jairo estava recebendo conforto de seus amigos, mas algo aconteceu: Jesus chegou na hora do alvoroço, v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”.

Antes disso, porém, Jairo já havia colocado a sua fé em Jesus Cristo. No v.22 e 23 lemos isto: “Eis que se chegou a Ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá"

Normalmente um judeu jamais se prostraria diante de outra pessoa, principalmente Jairo - religioso.

Mas ele compreendeu que Jesus não era qualquer pessoa, nem qualquer homem. Jairo reconheceu Jesus como o bendito Filho de Deus!

Muitos casais têm fé, mas a colocam no lugar errado.

Jairo se prostrou diante do Senhor Jesus, admitindo ser Ele o Cristo, reconhecendo Sua superioridade a qualquer homem, sua graça salvadora e reveladora de Deus!

O alvoroço leva ao desespero, e é o desespero que faz com que as pessoas coloquem a fé no lugar errado:
prostram-se diante de bruxos, de santos, de feiticeiros, de benzedeiros, de ídolos... abrindo espaços para ministrações de morte (os demônios estão por trás dessas coisas).

Amados chefes de família: ONDE ESTÁ A SUA FÉ?

JAIRO SE PROSTROU AOS PÉS DE JESUS, v.22
As pessoas se prostram diante de Jesus em duas situações: Amor ou Dor.

Na primeira reconhecem que Ele morreu na cruz, amou, salvou e assim o aceitam como Senhor e Salvador.

Na segunda, a dor e aflição tomam conta de suas almas, e então se prostram diante de Jesus assim... "Jesus, olhe o meu desespero. Veja este alvoroço em minha vida... ó Jesus, veja a minha dor... minha aflição... misericórdia, Jesus!"

Mas não importa muito se você vem à Jesus pelo amor ou pela dor, o que importa é o toque de Deus. Ele sabe os temores do seu coração e do alvoroço que se encontra a sua alma, e quanto isto o tem sufocado.

Por isso que, para ter o seu alvoroço transformado em paz, faça isto hoje: COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO e o lugar certo é JESUS! Amém?

A segunda providência para transformar seu alvoroço em paz é...
2- DEIXAR JESUS CONDUZIR AS COISAS, v.24
Nós lemos no v.24 assim: "Jesus foi com Ele".

A decisão de seguir a Jesus tem que ser nossa, mas a partir do momento que resolvemos andar com Jesus, Ele nos acompanha em todos os momentos.

Naquele momento Jairo precisava que Jesus o seguisse até sua casa que estava em alvoroço por causa da morte da sua filha.

A maior necessidade das pessoas no mundo hoje é de PAZ!

MAS ONDE HÁ ALVOROÇO, SÓ O SENHOR PODE RESTAURAR A ORDEM e RESTABELECER A PAZ.

Hoje, Deus quer que você faça como Jairo; quer que você se dobre diante de Jesus, pois Jesus quer ir com você até sua casa, até o quarto das crianças e abençoa-las... Jesus
quer entrar até ao lugar onde está o alvoroço e pôr em ordem todas as coisas, estabelecendo a Paz de Deus para você. Aleluia!

Hoje, você deve começar a seguir a Jesus e deixar que Ele dê direção e organização à sua vida.

Visualize Jairo, lado a lado com Jesus. "uma menina de 12 anos" estava à morte... e eles caminham juntos – quanta paz de espírito Jairo pôde experimentar!

...não importava a dor daquela hora, uma paz proveniente da presença de Jesus, enchia o coração de Jairo.

Vale a pena deixar Jesus conduzir a nossa vida!

Mas para transformar alvoroço em paz, faça também isto...
3- RESISTA AOS INIMIGOS DA SUA FÉ, v.35
Teve aqui 2 inimigos à fé de Jairo:

O 1° Inimigo da fé de Jairo eram seus amigos: Jairo era muito bem sucedido, bem relacionado com a sociedade, conseqüentemente tinha muitos amigos.

Mas naquele início de caminhada seus amigos eram os maiores inimigos de sua fé. Eram pessoas sem esperanças... (quando Jesus entrou na casa de Jairo, o que eles estavam fazendo? ...diz o v.38: “...choravam e pranteavam muito"). ...faziam alvoroço!

“Não há mais nada o que fazer” essa era a conversa deles! É muito bom ter amigos, mas é tão ruim quando a ótica deles é diferente da nossa (é lamentável quando alguém está em apuros e alguém lhe aconselha assim: "não adianta você lutar por isso. Desista logo, prá quê ficar orando, jejuando... não vai resolver mais nada... conforme-se.... desista. ...chute o balde".

No v.40 até está escrito que quando Jesus falou: “A criança não está morta, mas dorme”, eles (os amigos de Jairo) "riam-se" de Jesus ...esses amigos começaram a caçoar de Jesus! ...Eram amigos incrédulos. Riam de Jesus. Zombavam.

Nas horas de alvoroço, nas situações difíceis, muitos são os que gracejam e desdenham de qualquer investimento de fé.

O 2° inimigo da fé de Jairo foi a incredulidade.
Neste momento de crise era preciso que Jairo aprendesse a ter fé, a confiar e esperar no Senhor.

E Jesus não revida as palavras contrárias, mas apenas diz: "Jairo, NÃO TEMAS, CRË SOMENTE" v.36. Jesus estava interessado em Jairo.

Deus quer estender os limites da sua fé. Até onde ela vai?

Satanás trabalha com a incredulidade. Deus trabalha com a Fé. Quais são os limites da sua fé? Sua fé tem fronteiras?

Há pessoas cujo limite é tão curto que logo desistem de Jesus, da igreja, das orações, da fé...

Tal como Jesus disse a Jairo, Ele diz agora para você: “Não temas, Crê somente”! Isto nos basta!

Não importa o tamanho do seu alvoroço, coloque a sua fé no Senhor Jesus, deixa Ele tomar a direção de sua vida e resista a todo inimigo da fé.

Esta é uma noite para você se levantar como vitorioso e proclamar bem alto: "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO".

Uma quarta providência para transformar alvoroço em paz...
4- PERSEVERE NA FÉ, JESUS ESTÁ NO COMANDO , v.38
Lemos no v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”.

Muitos pranteavam mesmo, choros e gritos diz o v.39, que Jesus, “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço e chorais?”

Ele já sabia de tudo o que havia acontecido naquela casa - Ele perguntou, porque faria em seguida uma declaração, demonstrando sua onisciência e domínio da situação: “A criança não está morta, mas dorme”.

Normalmente quando estamos vivendo um alvoroço, a gente fica na superfície, sem ter uma clareza de toda situação.

Mas com Jesus não é assim. Ele está no comando, no Trono... . Ele conhece profundamente todas as coisas. No v.40, Ele mandou os zombadores, os
incrédulos, os curiosos saírem do quarto - Ele queria que ficassem
somente aqueles que pudessem afirmar: "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO".

...e ficaram três discípulos e os pais da menina. Será que Jesus deixaria você permanecer naquele quarto?

Lemos nos V.41,42 que o milagre acontece...

Ali estava a filhinha de Jairo, deitada sobre sua cama, completamente fria, sem vida, morta. Jesus diz: “...Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados”.

Naquela casa onde havia alvoroço, agora só há alegria e admiração; só alegria e louvor! só alegria e louvor! só alegria e louvor!

CONCLUSÃO
Você pode estar vivendo um alvoroço em sua casa, porém, deixe agora que Jesus acabe com seu alvoroço.

Talvez, você é membro aqui da igreja do Glauce burity ou outra denominação, um líder de Igreja , um líder de louvor, mas se sua casa, estiver em alvoroço, deixe também agora que Jesus poderosamente acabar com este alvoroço, operando o milagre da paz na sua vida e em seu lar!

Prostre-se diante dEle agora ...e permita a Jesus andar ao seu lado em direção à sua casa, a paz , ao milagre. A Bíblia diz (I Pd 5.7) para lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.

Jesus ama você. Você é a menina dos olhos de Deus.

Resista a todo deboche, crítica, incredulidade... NAO TEMAS, CRÊ SOMENTE, e que a PAZ DE DEUS QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO HUMANO GUARDE A SUA MENTE E A SUA VIDA EM CRISTO JESUS. Mc 5.21-24; 35-43.
Ministrada na cha do cabo Branco
21/06/2009
Pr.Rocelio Barros Bezerra
Tema : É TEMPO DE RESPLANDECER
Texto Bíblico: Isaías 60.1-3

Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do Senhor nascer sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para tua luz, e os reis para o resplendor que te nasceu. Isaias 60:1-3

É tempo de atendermos o chamado do Senhor para resplandecermos.

Resplandecer é andar na luz, brilhar ou luzir muito, manifestar-se com brilhantismo, sobressair e refletir o brilho ou resplendor da glória de Deus. A luz é identificada com a vida que Deus compartilha a nós, através do seu filho Jesus o qual diz “Eu sou a luz do mundo, a luz da vida” (João 8:12). É o contrário de trevas, a existência sem Deus que equivale a morte, a Palavra nos relata em Ap. 3:1 que tais pessoas estando em trevas têm nome de que vivem, mas estão mortas.

Há porém uma esperança, Jesus já venceu as trevas, (1 João 2:8 e 3:8b) para isto que foi manifesto o filho de Deus para nos dar a vitória sobre trevas como estas: mentira, engano, prostituição, adultério, drogas, álcool, cigarro, homossexualismo, lesbianismo, ira , discórdia, falar dolosamente, mal caráter e todas as obras de Satanás.

O Senhor já Venceu as obras das trevas, e com Ele andamos na luz e somos mais do que vencedores.

· A nossa incumbência é brilhar ou luzir nas trevas (Sl. 18:28), deixe o Senhor derramar luz nas suas trevas, pois a nossa luz que é Jesus ilumina todo homem (João1:5-9).

· Desde quando fomos chamados e tirados das trevas, fomos chamados para sermos luzes, para andarmos na luz sem nos importar aonde vamos estar; tempo, momento ou circunstância. (Efésios 5:8 e Filipenses 2:15) Deus quer trazer conserto a todos aqueles que se encontram com o caráter degenerado.

O Senhor nos chama a brilhar em meio a uma geração pervertida e corrupta, a fim de nos encontrar como filhos sinceros, irrepreensíveis e inculpáveis. No contexto geral o homem perdeu as qualidades ou características primitivas,
por isso é preciso em todo tempo estarmos vigilantes pois não somos das trevas e sim da luz. (1 Ts. 5:5).

· É tempo de resgatar os que habitam e andam em trevas e Deus quer te usar para isto, não é da vontade de Deus que homem nenhum se perca.

(colossenses 1:13 ) Foi para isso que o Senhor se manifestou para saquear as trevas (Mateus 4:16). Ele nos colocou como luz para salvação dos que não conhecem a sua palavra. (Atos 13:47).

É tempo de resplandecer. Você não pode deixar que as trevas ou a escuridão prevaleçam na sua vida, pois Jesus já venceu as trevas, Ele é a luz do mundo e onde há luz as trevas não prevalecerão, você é um luzeiro para as nações, um conquistador, deixe a luz brilhar em sua vida que é Jesus e Ele te levará a grandes conquistas no seu ministério, na sua vida profissional, familiar, afetiva, financeira.

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para coloca-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso pai que está nos céus. Resplandeça, esse é o seu chamado, resplandeça nas células, nas redes, em toda obra que Senhor colocar em tuas mãos. (Mt. 5:14-16.)
Resplandeça!!!
Amem!
Pr.Rocelio Barros Bezerra
22/09/2011
João Pessoa-Pb







IGREJA - ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

INTRODUÇÃO:    A humanidade vive, nos dias atuais, cercada com desafios de todos os tipos e tamanhos, mostrando a sua capacidade de encontrar a solução e de adaptação no contexto da vida.
Certamente a função Pastoral também está cercada de grandes desafios, pois a Igreja é possuidora das suas próprias necessidades, seja na sua estrutura organizacional, na delegação de poder, como também necessidade de ter um crescimento sadio; uma boa gestão Pastoral certamente conduzirá o rebanho de Deus a vencer, com a orientação Divina, os desafios dos dias atuais.


FUNÇÃO PASTORAL NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA IGREJA

Na estrutura organizacional é definida a pessoa do administrador, como administrar e como desenvolver o seu trabalho até mesmo envolvendo outras pessoas na estrutura.
A igreja é, simultaneamente, ORGANISMO e ORGANIZAÇÃO. O povo de Deus está organizado num tríplice aspecto, que são:
Aspecto Espiritual
Aspecto Social
Aspecto Econômico
Administrar a igreja do Senhor é distinguir-se como um autêntico líder.

Pastor: O Administrador Eclesiástico
Para uma melhor compreensão da função pastoral, precisamos saber que administração eclesiástica é o estudo de diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor, na sua função de liderar e de ser o principal administrador da igreja em que está servindo.
O administrador é um especialista na arte de trabalhar com pessoas. Sente-se vitorioso quando ajuda outras pessoas a fazer bem o seu trabalho. A administração perfeita está nos céus, porém sabemos que nenhuma igreja sobrevive sem uma administração organizada.
Não podemos jamais esquecer que a igreja é uma organização e um organismo. É um povo organizado espiritualmente, socialmente e economicamente.

O Pastor como Administrador
Gerenciar a igreja de Deus é algo de grande responsabilidade, e administrar é:
Prever: É preparar-se para o futuro, com antecedência, com programas de ação. É predeterminar um curso de ação.
Organizar: Reunir meios e recursos materiais e humanos, distribuindo racionalmente e de uma maneira harmoniosa e funcionando como um todo.
Comandar: Determinando as providências, para que toda a organização venha funcionar da maneira correta e dentro das normas estabelecidas, tomando decisões, comunicando, motivando e ajudando as pessoas a melhorarem suas atividades e habilidades.
Coordenar: Mantendo o organismo em funcionamento homogêneo, proporcionando o perfeito equilíbrio do sistema operacional e do desenvolvimento. Assim, evita-se perda de tempo e complicações indesejáveis.
Organizar: avaliando, regularizando o trabalho em andamento e acabado. Estabelecendo padrões de execução e correção do desempenho.

O Pastor como Capacitador
Administrar não é a capacidade de fazer muitas coisas e sim a “ciência de gerar um organismo”, é distribuir as responsabilidades e não “executar todas as tarefas”, fazendo com que todos participem do trabalho. Muitos líderes querem tratar pessoalmente dos detalhes mínimos da organização da igreja e se esquecem que o trabalho do administrador  é ajudar no crescimento das pessoas, capacitando-as para executar as tarefas e motivando outras pessoas para o trabalho.
         Os líderes de igrejas que crescem concentram seus esforços em capacitar outras pessoas para ministérios específicos. Líderes que capacitam seus liderados formam colaboradores, e não meros ajudantes. O líder que ajuda os cristãos de sua igreja a chegar a medida de plenitude intencionada por Deus para cada um, certamente é um líder capacitador, que apóia, motiva e acompanha os liderados na tarefa de servir a Deus.

Evidências de um Autêntico Líder Cristão
Enquanto administra a igreja do Senhor, o obreiro cristão deve se distinguir como um autêntico líder; para tanto, deve ter em mente o seguinte:
O líder não faz tudo sozinho, mas delega poderes e distribui tarefas;
O líder não só manda, mas vai na frente para que seus liderados o tomem como exemplo;
O líder não tem porque considerar alguém uma ameaça para sua liderança, desde que esteja sob a direção Divina;
O líder não usa de subterfúgios nas suas ações, mas permite que as mesmas sejam examinadas a qualquer hora por quem interessar;
O líder deve estar ocupado não só na aquisição e conservação do patrimônio material da igreja, mas, sobretudo, do bem estar espiritual da mesma;
O líder respeita o seu liderado e o trata como co-herdeiro da mesma esperança.


A FUNÇÃO PASTORAL NA DELEGAÇÃO DE PODER
A capacidade que as pessoas tem de realizar é determinada pela capacidade que tem o seu líder de delegar poder. O inimigo numero um da delegação de poder é o desejo de segurança na função. O líder fraco pensa que, se ajudar os subordinados, acabará se tornando dispensável para a organização.

Delegando Poder
Somente líderes seguros delegam poder aos outros; só as pessoas que detêm poder conseguem desenvolver seu potencial. Se o líder não consegue ou não quer delegar poder aos outros, ele cria barreiras dentro da organização, que as pessoas não conseguem superar.
Muitas vezes as barreiras permanecem em pé por muito tempo, e as pessoas desistem ou procuram outra organização, onde possam trabalhar com todo seu potencial. Este tem sido um sério problema da igreja nos dias atuais, em que muitos líderes, com medo de perderem suas posições, criam imensas barreiras para que algumas pessoas, com capacidade de servir bem em um determinado trabalho, não venham exercer nenhuma atividade, simplesmente porque o líder tem medo de perder a sua posição de líder.

A Eficácia da Delegação de Poder
Observando a ordem do grande mestre Jesus, quando enviou os seus discípulos na grande missão de levar a sua palavra e o seu Nome a todos os lugares da terra, encontramos nesta ordem, uma delegação de poder para em seu Nome pregar o evangelho, curar os enfermos e, de cidade em cidade, fazerem discípulos. Fundamental para delegar poder aos outros é acreditar firmemente nas pessoas.
A igreja de hoje precisa de um líder de sucesso, que saiba delegar poder, pois somente um verdadeiro líder será capaz de treinar outro líder e enviá-lo a realizar o trabalho.
 3.      A FUNÇÃO PASTORAL E OS DESAFIOS DA IGREJA NOS DIAS ATUAIS
O grande desafio do verdadeiro líder nos dias atuais é enfrentar as grandes mudanças que ocorrem na igreja, os “conflitos de gerações”, fato este que acontece cada vez mais na igreja. Nestes conflitos, os antigos cobram da liderança o retorno dos “marcos antigos” e os mais jovens o avanço das “novas conquistas”, cabendo ao líder manter o avanço necessário para a igreja, sem deixar que os “conflitos” separem as gerações do maior e principal objetivo da igreja: anunciar a salvação em Jesus e ser possuidora de uma vida regenerada.
 Os Desafios dos Relacionamentos na Igreja
Infelizmente, a cultura que gera relacionamentos superficiais vem afetando diretamente a igreja. Muitas igrejas da pós-modernidade não estão conseguindo alterar essa realidade e não conseguem gerar relacionamentos duradouros. As igrejas do passado eram como centros comunitários nas pequenas cidades e bairros onde se instalavam, onde se desenvolviam ambientes de relacionamento e os laços de amizade eram duradouros.
Hoje, as grandes igrejas agregam pessoas não só do bairro, mas de toda a cidade, pessoas habituadas a relacionamentos fugazes, com pouco contato pessoal, sem desejo de se exporem, gente que se encontra aos milhares, porém de uma forma rápida e superficial.
As igrejas gradativamente se convertem de centros comunitários para centros de auto-ajuda. O fim disto tudo é quem conseguem produzir momentos, apenas momentos, de júbilo, alegria e sensações e depois despedem as multidões de volta para a solidão e desespero de suas vidas.
 As Mudanças e a Tensão a Serem Vivenciadas pela Igreja
Estamos vivendo um período histórico de transição neste início de milênio. Trata-se de uma época de mudanças vertiginosas, profusas e desestabilizadoras.
Nos dias atuais são mudanças tecnológicas, culturais, filosóficas, políticas, etc...
Essas mudanças que ocorrem na sociedade, não são absolutamente irrelevantes para a igreja, pois cria um verdadeiro dilema, e necessidade urgente de resposta: Deve a igreja também mudar ou deve evitar a todo custo qualquer tentativa de mudança?
Parece um questionamento simples, porém não é tão simples quanto parece a princípio, pois se por um lado á igreja não pode estar isolada, por outro, há também limites para as transformações que possa sofrer.
Se a igreja mantiver um auto-confinamento, distanciando-se das mudanças fora de seus limites, pode ser condenada à estagnação e ao isolamento dentro de sua cultura e de quatro paredes, ao passo que se aceitar as mudanças, sem qualquer critério acerca das ideologias, pode ser levada a secularizar-se.
Por esta razão é necessário um parâmetro que sirva de guia e referencial confiável. Tal parâmetro só pode ser representado pela Palavra de Deus, cujo crivo toda mudança deve ser submetida.
Devemos nos lembrar que a bíblia, já nos ensina que os extremos devem ser evitados. Nem o fanatismo legalista nem o liberalismo inconseqüente.
 O Pastor como Agente de Continuidade e Mudança
Um líder sem uma estratégia é como um soldado que vai para a guerra sem um plano de combate: logo percebe que será derrotado pelo inimigo.
O Pastor, como agente de continuidade da obra de Deus, precisa ser consciente das mudanças necessárias para o crescimento sadio da igreja e da organização, sabendo que não existe nenhum valor em ser líder apenas para ser uma foto na galeria de “ex-líderes” de sua organização. É necessário marcar época e coragem para enfrentar e fazer as mudanças.
Os líderes inconformados, inovadores e que estão realmente preocupados com as necessidades das pessoas, serão capazes de marcar época. São pastores que não querem apenas ver o tempo passar para entregar o cargo a outra pessoa. São aqueles que dominam o tempo e fazem com que seus projetos ultrapassem barreiras e fronteiras
Às vezes para se marcar época é necessários fazer mudanças, e o nosso mestre Jesus Cristo não aceitou as tradições, foi um grande inovador e criou um impacto espiritual na vida das pessoas, deixando marcas profundas nas pessoas no seu tempo e nos dias de hoje.
O Pastor não pode ser apenas mais um líder, entre tantos que existem, ele precisa ser um líder que marque época, que tenha coragem para dar continuidade no que é necessário e mais coragem ainda de realizar as mudanças que marcarão para sempre a sua época.
  CONCLUSAO:      Ao finalizar este trabalho quero mostrar que ser Pastor de uma organização e de um organismo vivo, como a Igreja do Nosso Senhor Jesus, não é simplesmente para se ter um emprego de um “alto executivo”, de grande “empresário”, mais é ser capaz de uma total dependência de Deus, é ser servo, capaz de administrar a obra de Deus com humildade e sabedoria, ser exemplo de vida para os que estão esperando uma orientação.
Pois quando se trata de Igreja, a coisa é bem diferente, visto que a nossa maior responsabilidade não é simplesmente mostrar os nossos valores e a nossa capacidade de servir as pessoas, mas a maior de todas, é realizar a obra de Deus, implantando o seu reino e a sua vontade entre os homens.


BIBLIOGRAFIA
AYRES, Antônio Tadeu, Reflexos da Globalização Sobre a Igreja, 1º edição, CPAD, 2001.
CAMPANHÃ, Josué, Segredos da Liderança, 3º edição. Editora Vida. 2003.
GONDIM, Ricardo, Fim de Milênio: Os Perigos e Desafios da Pós-modernidade, 1º edição, Abba press Editora, 1996.
MAXWELL, John C. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, 1º edição, Editora Mundo Cristão, 1999.
MAXWELL, John C. 21 Minutos de poder na Vida de um Líder, 1º edição, Editora Mundo Cristão, 2002.
MILLER, Steve. Liderança Espiritual Segundo Spurgeon, 1º edição, Editora Vida, 2004.
OLIVEIRA,  Raimundo F. de. Teologia do Obreiro, 4º edição, EETAD, 2002.
BÍBLIA SAGRADA. Edição Revista e Corrigida, Imprensa Bíblica Brasileira, Tradução
João Ferreira de Almeida, 1991.
Mensagem ministrada no Culto de Terça-Feira ,na Congregação no Glauce Burity
Pr.Rocelio Barros.

"Tema : O SEGREDO DE OBEDE-EDOM"

I Crônicas – 13: 12, 13, 14 O QUE É A SHEKINAH
   Introdução:Quando o Senhor Jeová manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO SENHOR, pois a palavra hebraica para ela é KAVOD. (Exodo. 25.21,22).
A CATASTROFE OCORRIDA NO MEIO DO CAMINHO
              
Lemos que quando o rei Davi assumiu o reinado em Israel, logo ele DECIDE BUSCAR A Arca do Senhor que estava há muitos e muitos anos, longe de seu lugar, estava na casa de Abinadabe, homem que tinha dois filhos, Uzá e Aiô.
1)   QUEM ERA OBEDE-EDOM
                A bíblia diz que quando no meio do caminho uma catástrofe acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava a beira do caminho.
A bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem? Então vejamos: OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.
  * Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época, humilhado pelos chamados "povo de Deus", os Israelitas,.
 *que tinha uma esposa estéril, animais estéril,
*não morava na cidade, mas em uma tapera na beira de uma estrada,
* descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias, mas veremos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores.
              2)   Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe,
 todos pararam no caminho e uma questão ficou em evidencia, de que tudo estava errado. Mas Davi dá uma olhada de lado e vê uma tapera, uma casinha de pau-a-pique, e como uma fumaça saia da chaminé, Davi viu que alguém estava em casa.
Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas: sentimental, física e espiritual,


então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.

1) O PRIMEIRO MÊS – A ÁREA SENTIMENTAL
                O primeiro mês foi lindo, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, a presença de Deus deve estar nas estruturas, e a vida amorosa, sentimental e sexual daquele casal é abalada pela presença de Deus. Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência.

2) O SEGUNDO MÊS – A ÁREA FÍSICA
                Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês onde já com a sua vida sentimental restaurada, Jeová passa a agir na vida física ou material, que é a mesma coisa, e então um belo dia Obede-Edom chega a casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta duvidosa: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR!
                Obede-Edom e sua esposa já haviam percebido que a presença de Deus que estava em sua casa e realizava maravilhas. E seus animais começaram a se reproduzirem, e sua terra começou a germinar, e ele começou a ficar próspero.
3) O TERCEIRO MÊS – A ÁREA ESPIRITUAL
             
  Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico. No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal.
               
Hoje as pessoas vão aos chamados "cultos ao Senhor" e ficam olhando o relógio, desejando irem embora, não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos "cultos" e nem se lembram de mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah. Somo todos idiotas!
O SEGREDO DE OBEDE-EDOM

PRIMEIRO ATO DE UM ADORADOR: I Crônicas 15: 17 e 18;
I Crônicas 15: 19 a 21;
I Crônicas 15: 24;
I Crônicas 16: 4 e 5;
  I Crônicas 16: 37 e 38.
Ministrada no Culto de terção -feira no Glauce Burity.
Pr.Rocelio Barros

Tema: As vacas filisteia;

Vida de um verdadeiro Obreiro Escolhido.
Texto Bíblico em 1 Sm 6.12;

Introdução:
I) - Os filisteus ao levarem a arca, fizeram um péssimo negocio: pragas, úlceras, moléstias e o deus Dagom quebrado pelo Senhor (I Sm 5.1,12) Vão observar cinco grandes lições espirituais, que nos dão as duas vacas filisteias conduzindo a Arca da Aliança de volta para Israel (I Sm 6.1,9)

II - A lição da Renúncia - 1Sm 16.10;
elas deixaram seus bezerros (suas crias), contrariando os seus instintos naturais, para obedecer ao Senhor.
Renúncia é o imperativo de Deus para nos - Lucas 9.23-24.
V.23.Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. V.24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.
3- Renúncia é o requisito para as bênçãos - Mateus 19.27,29.

III - Aliçao da direção – 1Sm 6.12;
1. sem conhecerem o caminho aceitaram o rumo, porque Deus as guiava.
2. Deus é sempre o guia de seu povo - Sl 73.24
3. Nos guia pelas veredas da Justiça – Sl.23.2
4. Nos guia pelo seu Espírito – João 16.13.

IV - A lição da Renovação – 1 Sm 6.8;
De fato a Arca não era leve.Aquelas vacas estavam sobrecarregadas, não somente com o peso da Arca, mas também o peso do carro.mas elas não param, não desanimaram, com firmeza levaram todo o peso.
2. O Obreiro Fiel leva a glória de Deus – (1 Pedro 4.14);
3. O Obreiro Fiel leva o Jugo de Jesus – (Mateus 11.29);
4. O Obreiro Fiel leva consigo o peso da glória – (2 Cor 4.17).

V.A Lição do Testemunho - 1Sm 6.13;
1. Os trabalhadores do campo de Bete-Seme; `BETE` vem do:
ALFABETO HEBRAICO Cidade, Campo.você esta trazendo alegria às pessoas.
2..Estamos levando alegria obreira, por onde passamos? (Sl 84.5,6);
3. O Obreiro Fiel em Cristo, leva à alegria por todas as Cidades que passa (Atos 8.5,8)
Exemplo de Eliseu (2Reis 4.9)

(disse: Benjamim Franklin)
“É preciso que te esvazies daquilo que estas cheias, para poderes ser cheio daquilo que estas vazias”.


Pr.Rocelio Barros Bezerra