19 de fev. de 2012

Fotos de Rio Branco Acre



 



Com certeza esse não é um destino tradicional. Mas não se engane, o Acre pode te surpreender. A começar pelas belezas naturais da maior biodiversidade da Terra, mergulhada nos encantos da Floresta Amazônica. Rio Branco, a capital, é moderna e desenvolvida e guarda segredos que aguçam seus sentidos. Os cerca de 700 mil habitantes e mais de 15 mil índios, distribuídos em 32 reservas e 14 diferentes nações, mantêm vivas as origens de um estado marcado pelas lutas e conquistas do povo brasileiro



Rio Branco Acre Alagação de 2012

Rio Branco Acre



Estado do Acre    


  Hoje resolvi falar mais do  do estado de minha esposa Estado do Acre. Espero q gostem dessa reportagem.!
Situado no extremo oeste da Região Norte do Brasil, o Estado do Acre faz fronteira com os Estados do Amazonas e Rondônia, e os países Peru e Bolívia. Sua superfície territorial é de 153.149,9 km², o correspondente a 3,2% da Amazônia brasileira e 1,8% do território nacional.

Divisões Fisiográficas
Do ponto de vista do relevo, o Estado divide-se em regiões de planícies, baixos platôs e a Serra do Divisor. Sua vegetação natural é composta basicamente por floresta tropical aberta (baixos platôs e aluvial) e floresta tropical densa (baixos platôs, superfície dissecada da Serra do Divisor). A floresta densa, também conhecida como floresta chuvosa, é caracterizada sobretudo por suas grandes árvores, que emergem de um estado arbóreo uniforme, de 25 a 35 metros de altura.

Recursos naturais
O Estado do Acre possui uma grande variedade de ecossistemas. A diversidade de paisagens é imensa, anto do ponto de vista da flora quanto da fauna.É o Estado da Amazônia brasileira com maior área de floresta tropical contínua intacta, sediando o Corredor Verde do Oeste da Amazônia, considerado da mais alta prioridade para conservação da biodiversidade no Brasil (Ibama, 1996).
A área alterada do Estado do Acre, incluindo desmatamento e outras formas de antropização, é de aproximadamente 1.600.000 ha, ou 10% da sua superfície. As áreas desmatadas concentram-se, em sua maioria, ao longo dos eixos rodoviários da BR-364, BR-317 e AC-40, onde destacam-se os problemas e conflitos resultantes de projetos de colonização e do avanço da pecuária e das madeireiras.

Clima
O clima do Estado é classificado genericamente como tropical chuvoso (temperatura média do mês mais frio superior a 18ºC) com pequena estação seca. A umidade relativa apresenta-se em níveis elevados durante todo o ano, com médias mensais em torno de 80-90%, sem significativas oscilações no decorrer do ano. É um clima quente e úmido, com duas estações: seca e chuvosa. A estação seca estende-se de maio a outubro. A estação chuvosa - o "inverno" - caracteriza-se por chuvas constantes, prolongando-se de novembro a abril. No "inverno" são comuns as "friagens", fenômeno efêmero,porém comum na região. A "friagem" resulta do avanço da Frente Polar, que impulsionada pela Massa de Ar Polar, provoca brusca queda de temperatura, permanecendo por alguns dias com a média em torno de 10ºC. Os totais pluviométricos anuais variam entre 1.600mm e 2.750mm.

População e migração
O crescimento populacional no Estado obedeceu, historicamente, a movimentos migratórios determinados por efeitos de políticas públicas. A primeira grande leva de imigrantes ocorreu na década de 40, quando os nordestinos encontraram na extração da borracha uma maneira de não servir na II Guerra Mundial. A partir da década de 70, com a abertura de estradas e a expansão da atividade pecuária, o Estado recebeu imigrantes das Regiões Centro, Sul e Norte do País. Nos últimos trinta anos, a população total do Estado subiu de 215 mil habitantes para aproximadamente 547 mil habitantes - 65% na área urbana e 35% na área rural. A capital ainda concentra o maior número de habitantes: 50% do total. A população indígena acreana, atualmente estimada em 9.300 pessoas, constitui 1,4% da população do Estado. É formada por 12 diferentes povos falantes de línguas Pano, Aruak e Arawá. Nos últimos 25 anos, foram reconhecidas pelo governo federal 28 terras indígenas no Acre. Desse total, 17 terras, que representam 71,3% da extensão do território indígena existente no Estado foram homologados por decretos presidenciais.


Pr.Rocélio Barros Bezerra





Em Rio Branco, o nível do Rio Acre atingiu na manhã deste domingo a marca de 17,12m de profundidade, igualando-se à cota da segunda maior enchente da série histórica, registrada em 1988.

Existem 4.115 mil pessoas desabrigadas, que estão sob responsabilidade da Defesa Civil em abrigos improvisados, mas outro tanto buscou refúgio na casa de parentes e não foi contabilizado oficialmente.

Mais de 12 mil casas e mais de 49 mil pessoas já foram atingidas pela enchente.

A cota de transbordamento do Rio Acre é de 14 metros.

Pr.Rocélio Barros Bezerra


A Capital do Acre foi atingida pela enchente.
 Foto de Rio Branco Acre